h1

Usuários Linux

fevereiro 2, 2007

Recentemente minha irmã e meu cunhado compraram um notebook e por razoes economicas um notebook com linux! Ta, talvez o fato de eu ter sido a “consultora” da compra tenha influenciado um pouco =P

– Qual o linux?

– Mandriva.

Respirei aliviada. Não que os rpm’s sejam os meus favoritos (hehehe), mas mandriva é linux conhecido, tem estrada! Nada pior do que aqueles “Phoenix linux” que vem instalados nos pcs solidarios e que nao tem suporte nem na internet, nem em forum, nem no raio que o parta.

Realmente o pessoal tinha feito um trabalho da po%#%! O danado tava rodando redondinho, todo configurado. Tiveram o cuidado até de exibir nos menus não o nome do programa mas a função dele, tipo “gravador de cd” e “editor de texto”, tudo visando facilitar a adaptação do usuário. rsrs Num é que tem até anti-vírus??

Uns dias depois meu cunhado veio me falar de formatação+rWindows+M$Office. Oo

<respirando fundo>

Por que tu quer formatar?

< /respirando fundo>

Resumindo, meu cunhado queria porque num tava se adaptando ao openOffice (apesar de usa-lo no trabalho sem problemas) e minha irmã porque num conseguia abrir a coleção de gifs e fotos de desenho animado da Disney.

Fui lá atualizei o openOffice (a versao que tava la era a 1.1.5, sem chance de ser usado a contento né?), configurei umas coisinhas e mostrei como mudar o tema do pc, como deixar os menus transparentes e como gravar cd.

Prontinho!

<minha irma rindo >

– O mais legal é que ninguém vai catucar porque é linux e as pessoas não sabem que usa igual ao windows, que tem icone, que os programas funcionam…

</minha irma rindo>

<meu cunhado alisando o bucho e gravando cd no k3b>

– Esse bicho é mais simples do que o nero.
</meu cunhado alisando o bucho e gravando cd no k3b>

=)~

Bem que Marceru tinha me dito! Tudo que o usuário final precisa é ter suas necessidades satisfeitas!!!!

4 comentários

  1. Todo ano o povo na internet diz “esse vai ser o ano do Linux no Desktop”, tanto que já tem gente desacreditando. Eles sempre acham que a coisa vai andar quando tiver a funcionalidade X, ou bootar mais rápido, ou o escambau.
    Mas eu digo que o motivo de um sistema caro, bugado, inseguro e que odeia o usuário como Windows fazer sucesso é a vasta disponibilidades de parentes, amigos e vizinhos capazes de resolver as broncas.
    Quando o Linux tiver esse uma quantidade boa de gente pra fazer isso, a coisa anda.
    P.S.: O problema a seguir vai ser descobrir se seu parente é “compatível” com a distribuição que você usa. :-\ Mas aí já são outros 500.


  2. nossa, que magavilha!
    é assim que se faz! hehehehe. às vezes também dou umas assistências e oficinas à domicilio pra parentada e prs amigs!
    hehehehehhee
    beijos!


  3. Oi oi oi…

    Seu blog é ótimo… Parabéns!

    Queria saber qual o modelo de marca de notebook que está vindo com esse Mandriva instalado…

    Obrigadinho! =D

    Paulo Oliveira


  4. Rwindows é meu cacete cara usa e chama de rwindows
    usa pq entao velho??
    Vai usa o seu linux e para de sr criança



Deixe um comentário

