h1

Xorg.conf

janeiro 26, 2007

Frank (meu pc) ganhou um upgrade de Natal pra poder rodar as paradas que eu preciso pra aula. Ai surgiu a questao, Marcelo (Setanta), tu acha que vai reconhecer o hardware automaticamente? Num sei, mas vale a pena testar.

De fato tudo funcionou, exceto a interface grafica =$

Existe um arquivo chamado xorg.conf ( fica la em /etc/X11/xorg.conf ) que controla coisas como a especificacao do monitor, o chipset do adaptador de video, o layout de teclado, configuracoes relativas ao mouse e por aih vai.

Era exatamente esse arquivo de configuracao que num tava sendo atualizado pro meu hardware novo, e como configurar-lo na mao num tava surtindo efeito usei o w3m, pesquisei na net casos parecidos e achei uma dica que salvou o dia, aih resolvi registra-la aqui.

Reiniciei frank e rodei um live cd do ubuntu (funciona com outros lives, mas ubuntu eh o mais aparentado com o Debian que eh o q ta rodando lah em casa ), esperei que ele configurasse tudo o que era necessario para inicializar o linux (e isso inclui o Xorg.conf!!!!)

Ai foi so montar meu hd (a particao que ta o linux)
$ sudo mount /dev/hda2 /mnt

fazer um backup do meu antigo xorg.conf
$ sudo cp /mnt/etc/X11/xorg.conf /mnt/etc/X11/xorg_backup.conf

e copiar o xorg.conf do live pro diretorio correto do meu hd
$ sudo cp /etc/X11/xorg.conf /mnt/etc/X11/

e prontinho!!

No meu caso foi essencial ter guardado uma copia do arquivo antigo porque o live num tinha configurado o layout do teclado como br-abnt2. Ai foi so copiar essa parte do meu xorg antigo pro novo!

Pena que nao tive tempo de testar se o resto do sistema tava funcionando legal com a placa mae nova…uns dias depois meu hd pifou com todos os meu arquivos dentro [suspiro…]

Xeros!!

Deixe um comentário

