h1

RAID: Jogo de hd´s

dezembro 2, 2006

Parece até nome de jogo, ou de inseticida, porém é uma técnica de backup boa para se evitar altas emoções em perceber que se perdeu dados muito importantes =] Significa Redundant Array of Independent Disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes). Há em diversos níveis (que nada tem a ver com hierarquia, é no sentido de tipo mesmo) sendo os mais comuns: 0,1,2,3,4,5,10 e 50 em uma brincadeira de hd’s. Vamos imaginar que temos um computador com no mínimo dois discos rígidos, ok?

O RAID pode ser realizado por software, onde o kernel ou um aplicativo gere isso, ou então por hardware através de uma placa controladora, por exemplo.

O RAID 0 tem um nome interessante: stripping. Ele não oferece redundância de dados (o mesmo dado gravado duas vezes) mas aumenta a velocidade de acesso a estes. É como se ele gravasse um pedaço do dado em um disco e em outro disco gravasse a outra parte. O RAID 1 é chamado de espelhamento de dados porque grava um mesmo dado duas vezes (uma em cada disco). Muito bom para quem quer seus dados salvos a todo custo =]

Ainda existe a combinação desses, como o RAID 1.5 que é como se chama uma técnica que combina o nível 0 e o 1. Funciona utilizando os discos de forma a ter duas partições: uma com stripping e a outra com espelhamento.

Atualmente a maioria das placas-mãe utilizam algum tipo de controlador RAID e o Linux utiliza o RAID por software. Você pode para isso utilizar o comando mdadm pelo terminal para criar e administrar. A man page do mdadm explica as opções para que se crie um RAID legal =]

– Na wikipedia

peixe beta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: