h1

(AI/X)GL(X)

novembro 15, 2006

Tá muito fofinho essa história de áreas de trabalho unidas como num cubo 3D (spinning cubes). É notícia em sites. O Fedora 6, entre outras distribuições, vem com essa possibilidade. Mas … o que é que faz as áreas de trabalho ficarem tão bonitinhas e rodopiantes?

Tudo começa com o Compiz compositing window manager. O que ele faz? Combina um gerenciador de janelas e um composite manager usando OpenGL da seguinte maneira: além de permitir a manipulação de aplicações e janelas que a gente vê no monitor, permite que se faça uma combinação com gráficos para se ter imagens mais incrementadas, ou seja, fofinhas =] Ele possui plugins que possibilitam todo “um enfeite”. Ele está nos bastidores do XGL e do AIGLX =]

O XGL uma arquitetura do X server que roda em cima de uma API(Application Programing Interface) do OpenGL, fazendo, entre outros, efeitos 3D e de transparência. Traduzindo: é um gerenciador de janelas incrementado que trabalha junto com o Compiz.

O AIGLX (Accelerated Indirect GLX) produz efeitos parecido com o XGL, porém é um projeto do Fedora e da fundação X.Org. Também trabalha junto com o Compiz. Tem a intenção de trabalhar de maneira mais eficaz que o XGL .O X server Xorg 7.1 vem com essa tecnologia, o que quer dizer que além do Fedora 6, outras distribuições também poderão utilizá-lo.

A fase final do desenvolvimento do XGL, feita pela Novell, foi vista como realizada “por trás de portas fechadas”, sendo contra a filosofia do desenvolvimento de código aberto, pois ninguém poderia ver os códigos. Isso deu força ao AIGLX que vem se comparando ao XGL como um projeto com menos falhas e mais eficiente. Além de tudo isso, será que a gente parou para pensar que esse novo visual gráfico não é apenas um modismo, é uma tendência ?

opa! para quem ainda não viu as travessuras do XGL e do AIXGL: Desktop Legal – XGL
AIGLX no Fedora 6
No youtube tem mais vídeos, inclusive com o Beryl, uma bifurcação do Compiz.

peixe beta

Anúncios

One comment

  1. Ah, mas fala sério, essa daqui eu não alcancei não. =x

    Foi mal.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: