h1

Escola Aberta em Maranguape I – Paulista – PE

junho 25, 2008

Quando fui convidada por Robson para participar da Escola Aberta, não tinha idéia do que faziam. Sabia apenas que iria dar aulas de Informática/Inclusão Digital com GNU/Linux aos sábados pela manhã em escola pública, o que para mim, já era muito bom. Uma iniciativa legal, incluir digitalmente pessoas que não tem familiaridade com computador, que não sabem nem digitar nem manusear mouse.
No primeiro dia, vi meus alunos. Turma heterogênea, com pessoas que já sabiam utilizar computador, mas não sabiam nada de GNU/Linux e pessoas que estavam tendo seu primeiro contato com computador naquele momento. E fomos assim … tentando fazer com que aprendessem, cada um em seu ritmo. A mim e Robson se juntou Fred. E até então estamos os três como instrutores de uma das turmas de uma das atividades dos finais de semana da Escola Escritor José de Alencar, situada em Maranguape I, Paulista, Pernambuco. Falei ‘de uma das turmas de uma das atividades’ porque a comunidade e os estudantes do Grêmio dessa escola têm feito um trabalho muito legal. Tem aulas de xadrez, balé, karatê, bordado, música, teatro, desenho e pintura em tela, artesanato, tae-kwon-do, capoeira entre outras oficinas que ocorrem sem uma frequência pré-determinada, como a de grafiti.

É gratificante ver que as pessoas da comunidade vão à escola no final de semana. É na verdade, um conceito diferente do que se havia pois a escola perdeu a estigma de coisa obrigatória para virar espaço de lazer, e lazer com aprendizado que pode ajudar a gerar renda para essas famílias. Que esse projeto não morra e continue com essas atividades tão importantes para a comunidade.

peixebeta

About these ads

12 comentários

  1. po… muito interessante esse projeto dessa escola…
    =]


  2. Gostaria de saber como faço para participar da escola aberta, pois estou no sexto período de pedagogia e queria poder ajudar de alguma maneira.


  3. voces ainda estão na ativa?


  4. eu achei muito legau es trabalho


  5. Olá, sou usuário de Linux e moro no Janga (Próximo de Maranguape I), fiquei interessado nesse projeto e gostaria de ajudar de alguma forma.


  6. Parabéns,vc faz um excelente trabalho.Atualmente morro em Mato Grosso do Sul mas em dezembro acredito já estar morando em Paulista e quero não só conhecer essa escola como também participar com vcs.


  7. soubre esse colegio.eu gostaria de saber se tem alguma aluna com nome de ana carla pimentel da silva .eu sou irmão dela então gostaria de deixa um recardo pra ela .minha irmã eu vou pra em março ñ sei se vou a certa a casa mais eu vou ver vc ta beijos e abraço pra todos…a esse projeto eu gostei muito pos eu ia estuda air mais ñ deu espero que essa escola fazar mais coisa pelos alunos ñ só pra alunos mais pro bairro mesmo no dia que eu for eu quero ver essa escola muito mais eu passei um ano..air perto dessa escola meu pai mora aii..o nome dele é jose carlos da silva..muito obrg fique com Deus


  8. gostaria de fazer aulas de beler


  9. Gostaria de saber como posso participar desse projeto tão interessante, estou no 4° período do curso de letras e moro em Paulista. se interessá-los meu trabalho ficaria muito grata.
    obg e parabáns!


  10. sou professora 3ºano e gostária se porcivel receber atividade pronta para da aõ meus alunos ex;desenhos, cruzadinhas caça palavras textos lacunados textos fatiados etc;


  11. gostaria de saber se ainda esta tendo essa escola aberta?esperando resposta.


  12. caramba, muito legal esse blog falando da escola ki eu passsei o meu ensino medio,
    foi muito legal esse projeto, mais acho q deveria ter mais publicação e ter levado mais a serio…

    aposto q nenhum aluno sabe desse blog,
    i sim galera ainda existe esse projeto nessa escola

    pois eu acabei meus estudos larrr em 2010 mais ainda frequento a escola para dar assistencia
    quem kiser saber mais informações

    orkut > moysa_futbolarte@yahoo.com

    ou
    (81) 85626982
    ASS :ex-aluno dessa escola



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: